Sobre eleições, xenofobia e preconceito de gênero


Todos estamos percebendo, nas eleições deste ano, o tanto de gente que se expressa usando palavras insultuosas em relação à mulher, aos nordestinos e aos pobres em geral. Isso é um fenômeno recente ou estava latente no espírito dos brasileiros?

Tenho pra mim que a educação – ou a falta dela – pouco influencia na disposição de uma pessoa em ofender ou segregar outras; parece-me que é o caráter mesmo que dita tais procedimentos, e este em grande parte pode ser explicado pelo exemplo moral dado pela família.

Significa em síntese que encontraremos famílias preconceituosas contra os pobres, mesmo sendo esta família uma família pobre também. O mesmo se dá em relação à cor da pele e ao local de nascimento. E o que dizer do sexo? Ora, não é segredo que as mulheres estão entre as mais preconceituosas em relação à sua condição feminina. exemplo disso foram as dezenas de vídeos postados na internet, onde se viam mulheres afirmando que outra mulher não teria condições de governar um país como o Brasil – e aqui se exibe o preconceito de gênero – “por ser mais frágil, suscetível às pressões masculinas”, portanto despreparada.

Mas o pior está por vir: Como justificar a naturalidade como impedimento ou limitação de capacidades?

Brasileiros autodenominado “bem nascidos” – mormente os do sul-sudeste do país, não todos, evidentemente – gabam-se de sua naturalidade como se esta lhes conferisse algum atributo especial, uma prevalência moral sobre as demais. Nada mais enganoso e revelador.

Quando se sabe dos incontáveis milhões investidos naquelas regiões, em detrimento de outras como o norte e o nordeste, primeiro se lamenta a ignorância de tais missivistas, para por fim chegar à ojeriza; o que pode criar ou perpetuar um hiato dentro de nosso próprio país, pondo por terra a democracia racial. E olha que ainda nem falei dos negros e das mulheres.

(continua)

Leia proximamente: O que há por trás do Yahoo respostas?

Anúncios

2 comentários em “Sobre eleições, xenofobia e preconceito de gênero

  1. Eu penso q se pessoas q não sabem respeitar as diferenças dos outrs então deveriam sair de são paulo, os nordestinos fazem parte da nossa história. Eu não sou nordestina e não tem ninguem da minha familia,tambem mas não e por isso que vou criticar pessoas que nunca me fizeram mal algum.
    Parem e pese se fosse com você como você iria se sentir ?
    Não faça ao proximo o que você não quer para você, e deixem de ser “Maria vai com as Outras” e tornen-se gente de verdade.
    Honre o País que você Mora.

  2. Neste dia feliz para o Brasil, quero parabenizar Dilma Rousseff, a quem Deus constituiu presidente deste país, apesar da indústria de mentiras e falácias. A primeira preocupação nacional é com a segurança das pessoas. Que Dilma já comece no trabalho de mudança do nosso Código Penal, Código de Processo Civil, Leis de execução penal e tratar com toda aplicação e inteligência do sistema prisional, há muito tempo falido no país. O crime organizado tem riquíssima e especializada mão de obra a ser colocada à disposição da indústria, se o governo eleito souber aproveitar-se dela em parceria industrial, fato que também colaborará com a reintegração de detentos na sociedade. A inoperância de governantes é a grande culpada por essa proliferação de pedófilos (que certamente terão um tratamento adequado neste governo), porque marginais não podem contar com um sistema legal cheio de privilégios para delinqüentes. Quem dispõe contra a vida de pessoas não podem dispor de consideração nenhuma, até que se reintegre à sociedade. Vamos trabalhar assim, e o país terá paz. Dureza na criminalidade! O pessoal que milita no crime organizado poderá impulsionar de maneira extraordinária a nossa indústria e empresas é só planejar e executar. Hoje tiram proveito de inocentes… agora é a hora de mão de obra deles sejam colocados em favor do povo! Que Dilma tenha a sabedoria de governar em consideração com o povo, tão enganado por tantos outros governos do passado, que só governaram explorando o povo como feitores impiedosos. Acabe com o serviço terceirizado e faça retornar ao povo a oportunidade de ter emprego e salários seguros/dignos. Destrua tudo que foi construído contra o povo… pedágios, privatizações, serviços terceirizados, porque o povo merece empregos e também merece ser feliz… chega de impiedade contra o povo.

Deixe seu comentário, obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s