Homem, com HD maiúsculo


O tema deste ano: “Amai-vos uns aos outros, basta de homofobia” ironiza a postura hipócrita das igrejas cristãs e dá um conselho sutil: Vão fazer seu dever de casa!

A Parada Gay deste ano mais uma vez superou-se em número de participantes – a organização estima torno de 4 milhões de pessoas –  e sem dúvidas coloca em xeque a posição de alguns políticos e magistrados quanto a sua recusa de tornar crime a discriminação de homoafetivos e a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Quanto à posição política, pouco há que se discutir, uma vez que, investidos de um mandato, os políticos podem – e devem – representar o pensamento de seu eleitorado, seja ele quem for. O que chama a atenção é um magistrado vir à público externar sua subjetividade religiosa em forma de sentença judicial, como fez o Juiz Jeronymo Villas Boas ao anular uma união civil entre dois rapazes em Goiânia.

Desde 1891 o Brasil é – constitucionalmente – um Estado laico; o que significa que os atos civis não precisam nem devem contemplar quaisquer suscetibilidades religiosas. Então o que faz um funcionário de um Estado laico (o caso do Juiz) arvorar-se de defensor da moral & bons costumes ao exarar semelhante decisão (já derrubada pela corregedora de Goiás)? Seria então o caso de fracionarmos a justiça – e porque não a polícia, as escolas, os hospitais e os sanitários públicos – entre tantas categorias de cidadãos quantos forem suas crenças e denominações religiosas?

Lhes falta espaço intelectual para processarem (novas?) idéias e conviverem em harmonia com as demais matizes sociais…Vem aí o Homem com HD maiúsculo!

Anúncios

Deixe seu comentário, obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s