Revistas Brasileiras dos anos 80


 Circo

Na década de 1980, mais especificamente de Outubro de 1986 até Maio de 1988, foi publicada a revista Circo, pela Circo Editorial, em oito edições “quase” bimestrais.

A revista tinha o mesmo nome da editora que a publicava, com um mix de histórias nacionais e estrangeiras. Os responsáveis pela publicação foram Toninho Mendes e Luiz Gê, como editores gerais, sendo que este último atuava também como autor e selecionador do material estrangeiro da publicação. Laerte foi outro colaborador importante.

A Circo Editorial entrou no mercado lançando material de humor em livrarias, e passou por um bom momento, ao colocar nas bancas a revista Chiclete com Banana, de Angeli; a própria Circo; e Geraldão, de Glauco.

A Circo teve, durante sua existência, tiragem de 50 mil exemplares por edição, com vendas na casa de 35 mil exemplares.

Chiclete com Banana

Underground” era o termo – por falta de equivalentes em português – usado para definir o estilo das HQ reunidas pela revista.

Lançando no mercado brasileiro jovens cartunistas, também trazia quadrinhos de autores estrangeiros, como Robert Crumb, autor de “O Gato Fritz“, até então desconhecidos no país.

Personagens como Os Skrotinhos, Rê Bordosa , Geraldão e Piratas do Tietê, tornaram-se conhecidos do público e os cartunistas ganharam espaço na mídia.

Lembrando a revista Mad, foi uma renovação nos quadrinhos brasileiros, até então com poucas edições voltadas para o público adulto.

Piratas do Tietê

A primeira aparição dos Piratas do Tietê ocorreu em 1983, em uma edição da revista Chiclete com banana da Circo editorial. Os personagens viriam a ser presença constante na revista, e também na revista Circo. Logo, a popularidade deles serviria para que Laerte tivesse sua publicação: Piratas do Tietê, cuja primeira edição foi lançada em maio de 1990.

No No ano seguinte, a Folha de São Paulo começou a publicar a tira dos Piratas do Tietê. Através da revista e da tira, outros personagens de Laerte foram sendo lançados. A revista foi cancelada pouco antes do encerramento de atividades da Circo Editorial, mas a tira continua sendo publicada até hoje.

MAIS !!

Referências:

Marcelo Naranjo

http://www.legal.adv.br/20110613/fernando-em-pessoa/

Wikipédia

Anúncios

Um comentário em “Revistas Brasileiras dos anos 80

Deixe seu comentário, obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s