Do que são feitos os sonhos?


 

Com que frequência voce lembra dos seus sonhos?

Estudos revelam que metade do sonho é esquecido nos primeiros cinco minutos após acordarmos, e que é mais fácil lembrarmos deles se formos acordados enquanto sonhamos. Deve ser por isso que muitos sonhadores não lembram do que sonharam – e todos sonhamos, menos as pessoas com graves distúrbios psiquiátricos.

Eu mesmo tive um sonho delicioso que se repetiu muitas vezes durante minha infância: Sonhei que flutuava sobre os móveis da sala da casa de minha avó. Não sei quantas vezes isso aconteceu, mas recordo vividamente deles até hoje. Foi também na casa de minha avó que eu tive meus piores pesadelos; a clássica perseguição que nunca me alcançava; acordava suado e ofegante. Pelo que eu soube, a maioria das pessoas já sonhou que estavam sendo perseguidas.

Algumas curiosidades sobre os sonhos

 

Pessoas que ficam cegas depois do nascimento podem ver imagens durante os sonhos. As pessoas que nascem cegas não enxergam nada, mas possuem sonhos igualmente vívidos envolvendo seus outros sentidos: audição, olfato, tato e suas emoções.

Nossos sonhos são frequentemente cheios de pessoas estranhas que desenpenham certos papéis. Você sabia que a sua mente não está inventando estas faces? Elas são rostos reais de pessoas que você viu durante a sua vida, mas pode não se recordar.

Existem pessoas com visão normal (12%) que sonham exclusivamente em preto e branco. O restante sonha em cores.

Se você sonha sobre algum assunto em particular não é comum que o sonho seja realmente sobre isso. Os sonhos nos falam em uma linguagem profundamente simbólica. A mente consciente tenta comparar seu sonho a outra situação ou coisa similar.

Os tabagistas que fumaram por muito tempo e pararam reportaram mais sonhos vívidos do que eles normalmente teriam.

Estímulos externos invadem nossos sonhos; isso é chamado de Incorporação ao Sonho e é a experiência em que a maioria de nós tem um som do mundo real ouvido em nosso sonho e incorporada de alguma maneira. Um exemplo similar ocorre quando você sente sede ou vontade de urinar no mundo real enquanto dorme e isto é transportado para o sonho. A maioria das crianças, já grandes, urinam na cama por causa de incorporação.

Você não sonha enquanto ronca.

Estudos revelaram que os animais, e, mais especificamente, os mamíferos, sonham como os humanos. Até mesmo o seu cachorrinho ou o seu gato podem estar sonhando noite após noite sem você saber.

Homens sonham 80% das vezes com outros homens, enquanto as mulheres sonham igualmente com pessoas dos dois sexos. Ambos experimentam reações físicas aos seus sonhos não importando se ele tenha ou não natureza sexual; homens têm ereções e nas mulheres aumenta o fluxo sanguíneo vaginal.

 

Anúncios

Deixe seu comentário, obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s