A Vizinha da Direita


Dizem que vizinhos são os parentes mais próximos. Certamente essa história é tão remota no tempo quanto no espaço.

Nasci e fui criado em uma cidade grande, onde os vizinhos eram muitos, mas muito pouco aparentados. Nos últimos anos tive que mudar de endereço uma meia dúzia de vezes; por inúmeros motivos; o fato é que via com maus olhos quando meus novos “parentes” corriam às portas e janelas ao ver o caminhão com a mudança chegando – Alguns nem se davam ao trabalho de disfarçar e já vinham com as cadeiras se assentarem na calçada para melhor inventariar meus caraminguás.

Mais tarde desconfiei da mediunidade de alguns deles, sempre presentes, ainda que no silêncio das horas mortas.

Num dia em que estava especialmente alegre, cometi a tolice de oferecer um quilo de camarão dos grandes para a vizinha do lado direito, uma viúva que eu conhecia de vista, tantas eram as vezes que ela passava à frente da minha janela, sempre olhando pra dentro de casa. Não é preciso dizer que essa bendita gentileza virou motivo de abordagens na rua: “E aí vizinho, cadê o camarão?” Ela me perguntava sempre que me via, depois invariavelmente emendava a conversa falando mal da minha vizinha da esquerda, com quem não se dava bem…arre, eu mereço!

Outro dia, em que eu estava especialmente irritado, ainda mais porque era sábado e a mulher resolvera fazer uma faxina em casa, eu levava uns móveis para o pátio interno pra poder encerar o chão da sala, quando a dita vizinha passou, numa de suas muitas patrulhas matinais e, apontando para um deles, perguntou: “O senhor está dando?” E eu, seco: “Não, e a senhora??”

Depois disso, foi só bom dia e boa noite… Amém!

E.J.

3 comentários em “A Vizinha da Direita

    • Oi, Manuh! Camarão não é presente,presente é máquina fotográfica,celular, DVD, agasalho…E como voce NÃO sabe, presentes podem ser devolvidos, basta voce querer! rss

Deixe seu comentário, obrigado!

