O Pacto com a mediocridade


Eu fechei os olhos pros padrões e quis viver a minha vida do meu jeito. Eu segui assim e quando achei que estava completa me vi completamente atada as metades. Meias palavras, meias vontades, meios sonhos, meias palavras e finalmente a meia felicidade. E foi aí que eu me dei conta de que o pacto da mediocridade está batendo a minha porta, e eu não vou deixar ele entrar.

“A vida, as coisas foram me levando. Levando em frente, levando embora.” Foram mesmo. E assim eu me fiz mais fria e ao mesmo tempo mais ingênua. Acreditando no melhor e no pior de alguém. Pedindo pelo melhor das pessoas, mas sempre na defensiva, esperando o pior delas. Eu era dona de uma alegria inconsequente, hoje eu sou feliz, esporadicamente e sarcástica.

Divirto e machuco todo mundo, ao mesmo tempo, o tempo todo, inclusive a mim. Não sei o que houve, só sei que o suposto encanto da menina doce está se esvaindo dia a após dia com tantos nãos e necessidades desrespeitadas. Mas a culpa é minha, eu que criei esse meu mundo avesso, estranho, cheio de coisas que quase ninguém entende. Eu sempre preciso demais, quero demais, exijo demais e não importa o quanto a vida me maltrate por isso, mas eu sempre coloco a minha felicidade em mãos alheias, que não a tratam como essencial. Eu e a minha sede de infinito, que antes eu considerava uma virtude, mas agora encaro como maldição, uma eterna e incompreensível angústia. Eu e minha alma cansada, intensa, atormentada, repleta de faltas e saudades, que eu nem sei de que.

E eu sou assim sim. Choro demais todas as noites, sou doente de ciúme, dependente de amor, viciada em drama, sempre boba apaixonada, infantil, hipocondríaca, cheia de manhas e sempre, sempre sem paz. Mas eu não vou seguir os caminhos fáceis, guardar o que me faz mal, colocar de lado minhas urgências ou deixar de ser eu. Por que eu posso ser qualquer coisa, menos medíocre. Por que no fim das contas, pelo menos das minhas, quem se contenta com meia felicidade acaba ficando cada vez mais longe de ser feliz.

Denyse Barrêto
Deixe seu comentário, obrigado!

