Perdemos um Di Cavalcanti


SAMBA – Di Cavalcanti – 1925

Um incêndio no apartamento do marchand e artista plástico romeno Jean Boghici, um dos maiores colecionadores de arte do Brasil, destruiu parte de seu acervo, na segunda-feira (13), no Rio de Janeiro.

O incêndio começou às 18hs no primeiro andar da cobertura do marchand. Moradores de outros apartamentos do prédio de 12 andares foram retirados às pressas e ninguém se feriu. Os bombeiros levaram duas horas para conter as chamas.

SACO NEGRO Y ROJO – Alberto Burri

Jean Boghici tinha em seu apartamento um museu particular de valor inestimável, com obras de grandes artistas de renome no cenário internacional das artes plásticas. No local, havia peças como “O sono”, de Tarsila do Amaral, e o óleo “Samba”, que Di Cavalcanti pintou em 1925 e é considerada uma das maiores obras do artista. “Tanto Tarsila como Di Cavalcanti são os fomentadores do que foi a arte moderna no Brasil. São obras emblemáticas e sua destrução é uma perda incalculável”, diz Vanda Klabin, historiadora de arte.

CONCEITO ESPACIAL – Lucio Fontana

De acordo com o marchand, a tela “Samba” realmente foi perdida, mas três telas de Tarsila do Amaral – “O Sono”, “O Sol Poente” e “Vista de Paris” – estão intactas.

TER UR – Victor Vasarely

A família do marchand ainda não contabilizou quanto do rico acervo foi perdido e quanto foi salvo, mas essas obras estão todas registradas. Elas foram catalogadas em um livro de 250 paginas, porque fariam parte de uma exposição na inauguração do Museu de Arte do Rio de Janeiro, previsto para abrir suas portas em novembro.

NAMORADOS – Milton da Costa

Na manhã de hoje, os peritos recolheram material para a análise, que deve indicar o motivo do incêndio. O acervo tinha seguro.

MENINO – Alberto Guignard

Fontes: R7 e Jornal Hoje.

.

Anúncios

Deixe seu comentário, obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s