Louise Brooks, a Pandora


Louise nasceu em Kansas, nos Estados Unidos, em 14 de novembro de 1906. Filha de um advogado, Leonard Porter Brooks, e de Myra Rude, foi uma das mais influentes atrizes do filmes mudos. Aos 4 anos de idade já estava no palco de sua cidade. Aos 15, decide ir sozinha para New York e une-se à Denishaw Dance Company, principal companhia de dança moderna americana. Em 1923, faz diversas apresentações nos Estados Unidos e Canadá, sempre com muito sucesso. Em 1925 une-se ao legendário grupo Ziegfeld Follies, onde conquista posição de destaque, e faz seu primeiro filme The Street of Forgotten Men. Assina a seguir um contrato de 5 anos com a Paramount Pictures e em 1927 muda-se para Hollywood, onde participa de diversas produções.

Teve uma carreira breve em Hollywood, tendo participado de 24 filmes entre os anos 1925 e 1938. Sua imagem e atitudes permanecem, no entanto, como símbolos de uma época, e uma de suas características mais lembradas será sempre o corte de cabelo liso e curto, que lançou moda e tornou-se um ícone dos anos 20.

Foi, sem dúvida, uma atriz à frente de seu tempo. Escorpiana e dona de uma beleza incomum, também era dotada de uma personalidade fortíssima e uma determinação sem igual. Numa época em que a maioria dos atores e atrizes, para ter trabalho, tornavam-se submissos e eram explorados ao máximo, mal pagos, e frequentemente nem tinham seus nomes exibidos nos créditos dos filmes, o temperamento de Louise era por demais explosivo, e ela, ao não aceitar as normas vigentes na ainda jovem Hollywood, incomodou muito aos donos de estúdios.

Em 1928, após o produtor B.P.Schulberg lhe negar um aumento, Louise deixa a Paramount e embarca rumo à Alemanha a convite do diretor G.W.Pabst para filmar o filme que viria a ser o seu maior sucesso: A Caixa de Pandora, onde ela interpreta Lulu, uma mulher sedutora, que hipnotiza e destrói todos os homens que se aproximam dela. Há quem diga que sua tumultuada vida amorosa teria lhe servido de inspiração para a personagem. De fato Louise teve muitos romances, sendo o mais famoso com Charles Chaplin.

No final desse ano, ela retorna à Hollywood e, já no início da era do cinema sonoro, ainda aborrecida com a Paramount, recusa uma oferta de US$10.000 para dublar seu personagem no filme Canary Murder Case, produzido sem som e por isso ainda não lançado. Os produtores, furiosos com ela, espalharam o boato que Louise tinha uma voz horrível e por isso não poderia dublar o filme. Num momento em que o cinema deixava de ser mudo e produções sonoras tomavam conta do mercado, a mentira teve um efeito fulminante na carreira de Louise, e fez com que ela fosse encostada em definitivo pelos produtores e esquecida pelo público. Entre 1929 e 1938, participa de poucas produções na Europa e nos Estados Unidos. Em 1943, volta à Nova York, conseguindo trabalho na Rádio CBS. Nos anos seguintes, esquecida pelo cinema e pelo público, ganha seu sustento de várias formas, inclusive como vendedora da loja Sak’s Fifth Avenue.

Em 1948, começa a escrever sua biografia, que ela mesma destrói ao terminar. Frustrada, ela teria justificado dizendo que “Ao escrever a história de uma vida, acho que o leitor não pode entender a personalidade e as ações de uma pessoa ao menos que sejam explicados os amores, ódios, e conflitos sexuais dessa pessoa. Não estou disposta a escrever a verdade sexual que tornaria minha vida digna de ser lida“. Apesar disso, daí para a frente dedica-se quase que exclusivamente à literatura, até que seu seu livro Lulu in Hollywood torna-se um best seller.

Em 1955, na exposição 60 Anos de Cinema realizada no Museu de Arte Moderna, em Paris, foi colocado na entrada do prédio, em grande destaque, um imenso pôster de Louise. Perguntado porque havia escolhido Louise para aquela posição de honra e não Greta Garbo ou Marlene Dietrich, atrizes bem mais populares na época, o diretor da Cinemateque Française, Henri Langlois, fez a declaração que se tornaria eterna: “Não existe Garbo. Não existe Dietrich. Existe apenas Louise Brooks“.

Com poucos amigos, Louise teve uma vida reclusa, sofrendo por muitos anos de artrite deformante, e falecendo no dia 8 de agosto de 1985, aos 78 anos de idade, em Nova York.

Morte

Em 8 de agosto de 1985, Brooks foi encontrada morta vitimada por ataque cardíaco. Ela foi sepultada na cidade de Rochester.

Filmografia

Overland Stage Raiders (1938) …. Beth Hoyt

King of Gamblers (1937) (cenas descartadas) …. Joyce Beaton
When You’re in Love (1937) (sem créditos) …. Specialty Ballerina
Empty Saddles (1936) …. ‘Boots’ Boone
Hollywood Boulevard (1936) (cenas descartadas) …. Palel Inderteminado
Who’s Who in the Zoo (1931)
Windy Riley Goes Hollywood (1931) …. Betty Grey
God’s Gift to Women (1931) …. Florine
It Pays to Advertise (1931) …. Thelma Temple
Prémio de Beleza (1930) …. Lucienne Garnier
… ou “Prix de beauté (Miss Europe)” – França (título original)
Diário de Uma Perdida (1929) …. Thymian
… ou “Tagebuch einer Verlorenen” – Alemanha (título original)
The Canary Murder Case (1929) …. ‘The Canary’ – Margaret O’Dell
A Caixa de Pandora (1929) …. Lulu
… ou “Die Büchse der Pandora” – Alemanha (título original)
Beggars of Life (1928) …. The Girl (Nancy)
Uma Companheira em Cada Pôrto (1928) …. Marie, Girl in France
… ou “A Girl in Every Port” – USA (título original)
A Cidade Bulicosa (1927) …. Snuggles Joy
… ou “The City Gone Wild” – USA (título original)
Now We’re in the Air (1927) …. Griselle/Grisette
Rolled Stockings (1927) …. Carol Fleming
Evening Clothes (1927) …. Fox Trot
Just Another Blonde (1926) …. Diana O’Sullivan
The Show Off (1926) …. Clara, Joe’s Girl
It’s the Old Army Game (1926) …. Mildred Marshall
A Social Celebrity (1926) …. Kitty Laverne
Love ‘Em and Leave ‘Em (1926) …. Janie Walsh
The American Venus (1926) …. Miss Bayport
The Street of Forgotten Men (1925) (sem créditos) …. A Moll
Fontes:
Wikipedia
Youtube
Retrô: Vamos lembrar
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2 comentários em “Louise Brooks, a Pandora

  1. Que história bela!!!
    Em uma época em que o cinema mudo deixava poucos famosos e ricos,
    Louise brooks foi uma mulher de destaque e com poucos cachês.
    gostei da reportagem!abraço!

  2. Que mulherão!!! E como uma fofoca bem feita pode destruir a carreira de uma pessoa…Que pena talvez teríamos mais dela,confesso fiquei curiosa pra assistir esse filme PANDORA”S BOX,…será que consigo ainda? Abraço!

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