Belém, segundo domingo de Outubro


O Círio é daqueles espetáculos que emociona mesmo os não católicos como eu. Um rio de gente que flui mergulhado na própria fé. Impossível não ser contagiado pelas milhões de pessoas – de todos os lugares do mundo – que vão ali depositar sua fé.

No segundo domingo de Outubro, todos os corações paraenses convergem para Belém.

O Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil e maior evento religioso do mundo, reunindo cerca de seis milhões de pessoas em todas os cultos e procissões. Em Portugal é celebrada no dia 8 de Setembro na vila da Nazaré e é celebrada, desde 1793, na cidade de Belém do Pará, anualmente, no segundo domingo de outubro.

Outras regiões devido a migração de paraenses acabaram criando a procissões para estarem mais próximos de Belém, mesmo que pelo ato de Fé. O Termo “Círio” tem origem na palavra latina “Cereus”, que significa vela grande. No Brasil, no início era uma romaria vespertina, e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854, para evitar a repetição da chuva torrencial como a que havia caído no ano anterior, a procissão passou a ser realizada de manhã. O Círio foi instituído em 1793 em Belém do Pará, e até 1882, saía do Palácio do Governo. Em 1882, o bispo Dom Macedo Costa, em acordo com o Presidente da Província, Dr. Justino Carneiro, instituiu que a partida do Círio seria da Catedral da Sé, em Belém.

Alguns estudiosos estão considerando o Círio de Nazaré em Belém do Pará, como sendo a maior manifestação religiosa do Planeta. Consegue congregar dois milhões de pessoas em uma só manhã.

Romaria do Círio 2012 deve ter duração de seis horas

Dois milhões de pessoas são esperadas para a peregrinação do dia 14.
25 mil agentes trabalham na organização e segurança das procissões.

Do G1 PA

Comente agora
Vista aérea da procissão do Cirio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do mundo, que acontece há mais de 200 anos e é realizada sempre no segundo domingo do mês de outubro, reunindo milhares de fiéis e pagadores de promessas, nas ruas de Belém, no (Foto: TARSO SARRAF/AE/AE)Vista aérea da procissão do Cirio, uma das maiores festas religiosas do mundo (Foto: TARSO SARRAF/AE)

Assim como na edição do ano passado, o Círio de Nazaré 2012 deve terminar ao meio dia. Cerca de 2 milhões de pessoas são esperadas para a maior procissão do mês nazareno. A estimativa foi divulgada nesta sesgunda-feira (8) pela Diretoria do Círio e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA).

No domingo (14), a romaria começa a partir de 6h30, com início da Catedral da Sé, e percorre 3,6 quilômetros até chegar a Praça Santuário, onde a imagem é recebida pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, na Basílica Santuário, no bairro Nazaré. No total, 25.638 agentes de 23 órgãos e instituições, entre elas as polícias Civil, Militar, Bombeiros, Aeronáutica, Exército e Cruz Vermelha, atuam nas procissões do Círio 2012.

Até o segundo domingo de outubro, a imagem peregrina da Virgem de Nazaré visita cerca de 110 mil residências. Segundo estimativa da Diretoria do Círio, 1,7 milhão de devotos participam das novenas. São realizadas romarias nazarenas de 19 municípios no Pará.

Fontes: G1/Wikipédia

Anúncios

Deixe seu comentário, obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s