Alice


.

Ele andava há muito tempo poraí; tanto que estando parado mantinha a mesma impressão de movimento. Dizendo assim parece que a  aparente imobilidade somente gestava o próximo passo; gestava é forte pra ele, que nunca tivera filhos e, falando francamente toda a verdade, poucas foram as mulheres com quem  lembrava ter dormido, e ainda menos as que achara ao seu lado nas manhãs seguintes. Seguintes também é força de expressão, pois fazia tempo que sua memória reduzia-se, e não dava conta de sua vida por completo. Melhor assim.

– Foda-se!, escovava os dentes pela manhã.

Lia muito e tudo o que lhe caía nas mãos; sempre achara um desperdício o pisar das folhas soltas que bailavam ao vento pelas calçadas, aquelas incertas e libertas como ele mesmo também tinha que ser. Por isso adorava os domingos e as folgas dos garis, então os ventos da cidade sopravam muito muito forte, e os pequenos tornados – formados – levitavam um mundo em espiral diante de seus olhos.

De início tentou fazer coleção; ao cabo de poucos meses os escritos do vento pesavam demais para que ele pudesse carregá-los consigo; então guardou poucos: fotos de aniversário, colações de grau,  necrológios… ele se inteirava das bocas-livres e por isso aprendeu a gostar de ficção, e achava aquela forma – última – a maneira mais violenta e rápida de derrotar alguma verdade de uma vida inteira, em poucas linhas. Guardava para si a esperança de que alguém como ele um dia lesse, num pedaço de jornal trazido pela brisa da manhã: “Morreu Fulano, será cremado às tantas horas, e suas cinzas serão lançadas em lugar incerto…”.

– Então vida e morte seriam fragmentos de notícia que me chegam ao acaso? Pensava, e (L) ia.

Foi num entardecer chumboso que ele a reconheceu sob a marquise: Andavam por ruas e ruas falando e rindo, falavam e riam para dar matéria e peso à levíssima embriaguez de andarem juntos…Era ela!

Conheceu-a pelos olhos, tristes como os dele mesmo, brilhantes também; tentou em vão levantá-la ilesa da calçada em que ambos jaziam, molhados pela chuva; ela cedeu primeiro, mas só em parte; a outra – de costume – ficaria presa para sempre às duras pedras de lioz.

Encabulada, e com muito custo, revelou-lhe o nome entrecortado.

Eudyr
.
Anúncios

Deixe seu comentário, obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s